Plantas medicinais
Despertar a curiosidade e o interesse das crianças em conhecer os remédios naturais. Enfatizar o cuidado com a saúde para manter o corpo. Aguçar nelas o gosto pelos chás e remédios naturais.
Descrição:
1º momento: levar para sala de aula diversos tipos de remédios naturais tais como: boldo, cambará, hortelã, erva-doce, arruda, picão, melissa, camomila, etc. Mostrar as crianças explicando para que cada um deles serve e perguntar se eles conhecem estes remédios ou algum outro tipo. Após as respostas permitir que eles sintam os cheiros as plantas.
2º momento: distribuir pequenos potes pequenos, um grande com uma boa quantidade de terra e sementes de alguns diferentes tipos desses remédios. Cada criança plantará com auxilio da professora uma erva medicinal. Essas ficarão dentro da sala de aula, no cantinho da saúde. Em seguida a professora distribui folhas onde os alunos desenharão as ervas que mais lhes chamaram atenção e levarão o desenho para casa. No dia seguinte devem trazer as respectivas folhas ou sentes das ervas coladas na folha.
3º momento: fazer uma visita a uma pessoa que fabrica remédios com ervas medicinais, para que percebam os tipos que podem ser obtidos com tais ervas explicando para que cada um deles serve. Questionar a pessoa para saber se é grande a procura por esses remédios.
4º momento: a professora leva para sala o chá de uma ou mais ervas, preferencialmente as que chamaram mais a atenção das crianças, para que elas experimentem. Em seguida faz-se uma roda de conversa onda cada um possa expor suas