Plantas medicinais
As plantas medicinais são todas aquelas que possuem princípios ativos que ajudam no tratamento das doenças podendo levar até mesmo a sua cura. Elas são utilizadas sob a forma de chás ou infusões que devem ser ingeridos diariamente, enquanto durar o tratamento mas é preciso ter cuidado ao consumí-las pois algumas são tóxicas e potencialmente abortivas.
A maior concentração de plantas medicinais encontra-se na Amazônia devido ao clima típico da região, mas a maioria delas podem ser encontradas nas lojas de produtos naturais , nas farmácias de manipulação ,e boa parte das pessoas possuem algumas espécies em casa mesmo.
Alecrim
Ação terapêutica
Para problemas respiratórios, cansaço físico e mental, estomáquico, colagogo, colerético, antiinflamatório intestinal, cicatrizante, antisséptico.Parte utilizada FolhasForma de uso Chá, macerado em álcool ou vinho.
Solo:o alecrim não tolera excesso de umidade e de matéria orgânica (prejudica a concentração de óleo essencial) .Desenvolve-se melhor em solos com calcário e bem-drenados; pH igual ou superior a 7,0. Controle de pragas e doenças
Adubação
Na adubação se usa M.O. ,N e, dependendo da análise de solo, P2O5 e K2O. Repetir a adubação anualmente .
Propagação
Reprodução se da através de sementes ou estacas de galhos (estacas de 10 a 15 cm). As mudas provenientes de estacas dos galhos devem ser feitas em ambiente protegido com adequado controle de irrigação para que a taxa de pegamento das estacas seja elevado.
Época de plantio
Ano todo quando se tem sistema de irrigaço implantado.
Espaçamento: 0,6 x 0,4 m.
Tratos culturais
Pouca irrigação, adubação verde de inverno para cobertura morta no verão. Colheita
O primeiro corte é realizado 6 meses após o plantio. A altura de corte ideal é de 20 cm acima do solo para que rebrote. Lavouras bem manejadas permitem 4 a 6 colheitas/ano.
Erva cidreira
Ação terapêutica
Rejuvenescedora, calmante, revitalizante, antidepressivo,