plantas medicinais
As plantas medicinais são importantes para nossa população, pois através delas tratam suas enfermidades e, o conhecimento sobre os seus usos muitas vezes é transmitido de geração em geração. Assim, estas plantas formam verdadeiras farmácias naturais, constituídas por plantas nativas e exóticas, que crescem em diversos ambientes. Geralmente estudos de novos medicamentos partem do conhecimento popular gerado por pessoa que utiliza.
2. ERVA DE SANTA MARIA, MATE, EUCALIPTO, EQUINÁCEA
2.1 ERVA DE SANTA MARIA
De cheiro e sabor muito fortes, a erva de santa maria, conhecida no Brasil também como mastruz ou erva formigueira, é utilizada principalmente como vermífugo, apesar de possuir outras tantas indicações de uso. O cuidado no consumo da planta, que é usada até no tratamento contra a tuberculose, deve ser frequente, uma vez que se ingerido em excesso o chá de santa maria pode provocar náuseas e convulsões.
De nome científico chenopodium ambrosioides, a erva de santa maria é conhecida pelo nosso país por vários nomes, entre eles: mastruz, chá-do-méxico, ambrósia e erva formigueira. A planta da família das herbáceas é nativa do México e lá é utilizada como especiaria em sopas, cozidos, pizzas e pratos típicos. Para evitar o sabor muito intenso eles dão preferência a folhas mais jovens.
No Brasil o uso mais comum da erva de santa maria é em forma de infusão, apesar do consumo do chá ter diminuído na nossa população, devido ao medo dos efeitos colaterais da ingestão da planta que vão desde náuseas e dor de cabeça até convulsões e coma – isso quando ingerido em grandes quantidades.
Benefícios
O consumo do chá da erva de santa maria é indicado nos tratamentos contra hemorroidas, tuberculose, vermes, angina, asma e úlceras no estômago.
Por conter substâncias laxativas, o chá é recomendado também para pessoas que sofrem com prisão de ventre e gases.
Pessoas que praticam atividades físicas regularmente também devem inserir o