Plantas Medicinais
As plantas medicinais são todas aquelas que possuem princípios ativos que ajudam no tratamento das doenças podendo levar até mesmo a sua cura. Elas são utilizadas sob a forma de chás ou infusões que devem ser ingeridos diariamente, enquanto durar o tratamento, mas é preciso ter cuidado ao consumi-las, pois algumas são tóxicas e potencialmente abortivas.
A maior concentração de plantas medicinais encontra-se na Amazônia devido ao clima típico da região, mas a maioria delas pode ser encontrada nas lojas de produtos naturais e nas farmácias de manipulação.
As plantas medicinais servem para complementar o tratamento de diversas doenças, mas não devem ser utilizadas sem o conhecimento do médico, pois podem ocasionar alguma interação medicamentosa e interferir no processo de cura da doença.
Copaíba
Copaíba de nome científico Copaiferalangsdorffii, é uma planta medicinal também conhecida como Copaína-verdadeira, Copaiva, Bálsamo-de-copaíba ou Capivi.
Essa planta medicinal é muito utilizada para aliviar inflamações, problemas de pele e também serve como anti-séptico de feridas e machucados abertos.
A copaíba é a planta com a maior concentração de cariofileno, o que potencia os efeitos anti-inflamatórios da planta medicinal, garantindo o alívio de dores, úlceras e até bronquites. A copaíba pode ser utilizada pura ou pode ser encontrados em farmácias ou em lojas de produtos naturais em forma de cremes, loções, xampus, pomadas e sabonetes.
Propriedades da Copaíba
Anti-inflamatória; anti-séptica; antifúngica; hipotensora; diurética; anti-microbiana; relaxante muscular; cicatrizante; desinfetante; antibacteriana; expectorante; anticancerígena; anti-tumoral; adstringente; antibiótica; emoliente; energizante; cicatrizante do couro cabeludo; estimulante; laxante; tônica.
Para que serve a Copaíba
Pé-de-atleta; feridas; erupções na pele; dermatite; pano branco; eczema; câncer de pele; úlceras no estômago; caspa; tosse;