Plantas medicinais com atividade sobre o sistema servoso central

3501 palavras 15 páginas
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA
FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO
BACHARELADO EM ENFERMAGEM

PLANTAS MEDICINAIS COM ATIVIDADE SOBRE O SISTEMA SERVOSO CENTRAL (SNC)

Serra Talhada
2011

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA
FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO
BACHARELADO EM ENFERMAGEM

AUTORES: Júlia Rinato de Menezes Barros

PLANTAS MEDICINAIS COM ATIVIDADE SOBRE O SISTEMA SERVOSO CENTRAL (SNC)

Trabalho apresentado como avaliação parcial da disciplina de Fitoterapia ministrado pela professora Jozelma Pereira Barros.

Serra Talhada
2011
INTRODUÇÃO
Uma evolução classificada como sensacional na moderna farmacoterapia foi o desenvolvimento de piscofármacos completamente novos, particularmente os tranqüilizantes, mas também os neurolépticos e os antidepressivos tricíclicos. Toda terapia dos sintomas psiquiátricos foi revolucionada através desses medicamentos. Deste modo, não surpreende que os fitoterápicos tradicionais do tipo da Valeriana ou do Lúpulo, ou medicamentos altamente eficazes a base de ópio, ficassem cada vez mais em segundo plano e fossem classificados, na melhor das hipóteses, como placebos, sendo, inclusive, redicularizados.
Atualmente, tem se voltado novamente, de modo cauteloso para os “velhos” fitoterápicos, nos quais tiveram sua eficácia comprovada em estudos controlados, vários deles como preparados galênicos otimizados, na forma de especialidades farmacêuticas. A grande desvantagem dos psicofármacos sintéticos modernos consiste principalmente na formação de hábito e na dependência, os quais , inclusive, de uma terapia de longa duração, por exemplo, com tranqüilizantes – causa deste uma síndrome de abstinência grave até os estados psicóticos. Alem disso, foram detectadas marcantes alterações de personalidade associadas à sua administração por longos períodos de tempo.
Alguns desses medicamentos também são comercializados no mercado de entorpecentes como drogas alternativas.

Relacionados