Plantae
O Reino Plantae ou Metaphyta (do grego, além de; phyton, vegetal) é constituído pelas plantas. As plantas são fundamentais para a continuidade da vida no planeta, pois pelo fato de realizarem a fotossíntese, constituem a base de sustentação dos diversos ecossistemas. Além disso, determinam a ocorrência de vários habitats terrestres, permitindo a manutenção da vida de uma grande quantidade de organismos.
O Reino Plantae devido a sua grande variedade de plantas, é classificado por meio de certos critérios-presença ou não de vasos condutores de seiva e critério reprodutivo (principal critério).
De acordo com o critério reprodutivo, reino vegetal é agrupado em Criptogramas e Fanerógamas. Neste trabalho apresentarei as características gerais de cada um.·.
*Criptogramas - plantas com órgãos reprodutivos localizados em cavidades (não visíveis), portanto não produzem flores e nem sementes (briófitas e Pteridófitas).
Briófitas - são avasculares (não possuem tecidos de condução). São plantas de pequeno porte, que possivelmente evoluíram a partir das algas clorofilas (verdes). Os principais representantes das briófitas são os musgos e as hepáticas. Essas plantas necessitam de lugares úmidos e sombreados para sobreviverem. Necessitam de água para sua reprodução.
Pteridófitas - são plantas vasculares (possuem vasos condutores de seiva). Como exemplo dessas plantas tem a samambaia, as avencas e os xaxins. Elas habitam principalmente locais sombreados e úmidos, pois também dependem de água para sua reprodução.
*Fanerógamas - são plantas com órgãos reprodutores visíveis na reprodução, portanto produzem sementes e flores (gimnospermas e angiospermas).
Gimnospermas - não possuem sementes no interior dos seus frutos. São plantas consideradas espermatófito e se multiplicam com mais facilidade por possuírem a semente. Os principais representantes são