PLANOCUIDAOS ESTUDO DE CASO
1069 palavras
5 páginas
2.4.2. Comunicar: O Doente J.B. sabe escrever, ler e não apresentava dislexia. Mostrou uma comunica-ção verbal e não-verbal adequada, discurso simples, assertivo e coerente. Mostra uma compreensão das informações transmitidas tanto verbal como não-verbal. Não apre-sentou quaisquer problemas/alterações verbais. Apresentou a sua audição diminuída.
2.4.3. Respirar:
O Sr. J.S. referiu ter uma actividade de vida dentro da normalidade, e ser bastante activo o que ajuda e estimula uma melhoria no padrão respiratório, apesar de ser fumador. O Doente apresentava-se eupneico, 20 ciclos por minuto, com respiração bilateral, regular, superficial e mista (o Doente apresenta uma respiração torácica e com aporte de O2 a 2L). A saturação periférica de oxigénio encontrava-se a 95%.
2.4.4. Comer e Beber:
O Doente apresentava um padrão alimentar adequado para a sua condição e estado de saúde, demonstrando ser independente nas refeições diárias. Cumpria a sua dieta na totalidade com apetite. Nutrido, pele e mucosas coradas e hidratadas.
2.4.5. Eliminar:
O padrão de eliminação do Doente encontrava-se sem alterações, tanto a eliminação vesical como a eliminação intestinal. O doente demonstrou ser parcialmente independente na eliminação e na micção, no entanto o Sr.J.B encontra-se com fralda para proteção, embora consiga ir ao wc com ajuda parcial. A urina encontrava-se com cor clara, em moderada quantidade. Por vezes, evacuava fezes castanhas pastosas e, outras vezes, fezes castanhas moldadas também em moderada quantidade.
2.4.6. Higiene Pessoal e Vestir-se:
O Doente era semi-dpendente na realização dos seus cuidados de higiene e conforto no wc.
Pele integra, hidratada e limpa, cabelo e unhas dentro dos parâmetros normais de higiene, cuidados e limpos.
Para Nancy Roper a higiene pessoal é uma necessidade humana básica, depende da cultura e de cada pessoa, mas independentemente destes factores, esta acção, quan-do realizada correctamente e convenientemente, pode