Plano A Log Stica No Contexto Global Globaliza O Parte 1
Há três coisas que jamais voltarão: a flecha lançada; as palavras pronunciadas; e a oportunidade perdida. Sem autor.
2.1 A globalização Globalização é o fenômeno social que ocorre em escala global, sendo um processo de integração do espaço mundial, caracterizado pelo fluxo intenso de capitais serviços, produtos e tecnologias entre países, o que resulta num mundo integrado por transações econômicas que movimentam capitais volumosos.
O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.
É tido como início da globalização moderna o fim da Segunda Guerra mundial, e a vontade de impedir que uma monstruosidade como ela ocorresse novamente no futuro, sendo que as nações vitoriosas da guerra e as devastadas potências do eixo chegaram a conclusão que era de suma importância para o futuro da humanidade a criação de mecanismos diplomáticos e comerciais para aproximar cada vez mais as nações uma das outras. Deste consenso nasceu as Nações Unidas, e começou a surgir o conceito de bloco econômico pouco após isso com a fundação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço - CECA.
Forças que fortaleceram o surgimento deste fenômeno chamado globalização
Estudos teóricos concluíram que o fenômeno da globalização resulta de três aspectos ou forças poderosas. A revolução tecnológica, a interdependência do mercado financeiro em escala planetária e a formação de áreas de livre