Plano para redução do desperdício de água
No banheiro: (É o lugar onde mais se consome água).
Instalação de torneiras com sensores ou fechamento automático na pia, para não haver desperdício de água enquanto o hóspede escova os dentes, faz a barba ou ensaboa as mãos.
Instalação de chuveiro que interrompa o fornecimento de água entre 5 a 10 minutos após aberto (Tempo sugerido: 6 minutos). Fazendo com que o hóspede não tome banhos demorados, desligue o chuveiro enquanto se ensaboa, e só ligue o chuveiro depois de tirar toda a roupa.
Instalação de vasos sanitários que usam caixa d’água acoplada e que possuem o sistema de dual flush, que é uma válvula que permite ao usuário a escolha de maior ou menor quantidade de água, de acordo com suas necessidades fisiológicas (descarga total para dejetos sólidos e meia descarga para dejetos líquidos).
Na cozinha:
Instalação de torneiras com sensores ou fechamento automático na pia, para não haver desperdício de água.
Ao lavar a louça a mão: antes de lavar, tampar o ralo da pia e enche-la de água, mergulhar os pratos e panelas nessa água e deixar de molho por um tempo, para facilitar a limpeza. Evacuar a água suja (colocar no ralo um ralinho japonês, para os restos de comida não descerem cano a baixo). Após isso, ensaboar toda a louça de uma só vez (com a torneira fechada). Depois de tudo ensaboado, encher a pia de novo e enxaguar todas as louças de uma só vez.
Se usar máquina de lavar louça, só ligar quando estiver completamente carregada. Antes de adquirir máquina de lavar louças, verificar o consumo de água do produto. Optar por comprar modelos mais econômicos. Limpar com freqüência o filtro da lavadora.
Utilizar sabão ou detergente biodegradáveis, estes não poluem os rios porque se decompõem mais facilmente.
Deixar as verduras em água com um pouco de vinagre por alguns minutos antes de lavar.
Não jogar óleo de frituras ou restos de comida em pias ou na privada, pois pode causar entupimentos e dificulta o