Plano negocios reciclagem
Viabilidade de uma Empresa de Reciclagem de Tecidos. 1. Sumário Executivo
A empresa tem o objetivo de atuar com a reciclagem e retalhos de tecidos sintéticos. Seus produtos serão mantas sintéticas. Os clientes serão empresas de jaquetas, pelúcias e edredons.
A ideia surgiu com intuito de minimizar o impacto no meio ambiente, visto que na região existe uma grande quantidade de indústrias do vestuário que produzem um grande volume de resíduos sólidos que não são destinados corretamente ou que acabam por poluir o meio ambiente.
Nos processos de confecção, são gerados três tipos de resíduos sólidos: os 100% algodão, tecidos mistos, e os sintéticos. Nas pesquisas realizadas, foi observado que já existem algumas empresas que fazem esse tipo de trabalho com os resíduos de 100% algodão e outras que pretendem entrar no mercado. Em relação aos tecidos mistos, existe no Brasil, apenas um tipo de processo que recicla e reutiliza esse material, porém está processo de patente é sigiloso. Já os tecidos sintéticos, que englobam tactel e microfibras, podem ser reciclados em um processo parecido com tecidos 100% algodão, mas apenas o produto final de cor branca é utilizado. Tecidos sintéticos coloridos podem ser reciclados mas as empresas que utilizam o produto não compram esse material.
A partir dessas informações, buscamos dados a respeito da viabilidade de reciclar o resíduo sólido de material sintético branco.
2. Legislação Ambiental e documentação necessária para atividade da empresa
Lei que rege sobre as destinações dos resíduos empresariais: 10165/2000
Categoria: Indústria Têxtil, de Vestuário, Calçados e Artefatos de Tecido.
Descrição: beneficiamento de fibras têxteis, vegetais, de origem animal e sintéticos; fabricação e acabamento de fios e tecidos; tingimento, estamparia e outros acabamentos em peças do vestuário e artigos diversos de tecidos; fabricação de calçados e componentes para calçados.
As destinações das empresas devem