Plano inclinado
ESCOLA DE ENGENHARIA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
PLANO INCLINADO: MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE ACELERADO
Salvador
2011
Douglas Sampaio
PLANO INCLINADO: MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE ACELERADO
Artigo científico apresentado ao curso de Engenharia Civil da Universidade Católica do Salvador, requisitado pelo professor Paulo Lobo,
da disciplina Física 1.
Orientador: Paulo Lobo
Salvador
2011
1.0 OBJETIVOS
O estudo do plano inclinado tem como objetivo a identificação do MRUA (Movimento Uniformemente Acelerado), levando o aluno a calcular a distância percorrida, o tempo gasto, a velocidade e a aceleração do móvel tendo como velocidade inicial V0 = 0 e abandonando o volante no S0 = 0, para que a aceleração da gravidade e o peso do mesmo façam com que ele se desloque. A partir do reconhecimento do MRUA, fazer com que o aluno identifique no seu cotidiano a aplicação do MRUA e do Plano Inclinado.
2.0 INTRODUÇÃO TEÓRICA
A base mecânica do plano inclinado é definida pelas três leis de Newton: 1a. Lei ou princípio da inércia:
Estabelece que um corpo permanecer em seu estado de movimento (repouso ou movimento retilíneo uniforme) a menos que sobre ele atue uma força resultante que altere esta condição.
2a. Lei:
Estabelece a relação entre a força resultante F e a aceleração que ela produz a. Ela indica que a força é proporcional a aceleração e a constante de proporcionalidade é a massa (m) do corpo: FR = m . a 3a. Lei ou Lei da Ação e Reação:
Estabelece que para toda a ação há uma reação de igual intensidade, mesma direção e sentido opostos atuando nos corpos que interagem. É importante ter em mente que ação e reação atuam em corpos diferentes, caso contrário