Plano de Projeto
Diagrama Operacional
Descrição do Diagrama Operacional para tunídeos: A matéria prima é recebida no cais de pesca da Interbase em caixas de plástico com mistura de água e gelo (pequenos pelágicos) e/ou grades metálicos nos tunídeos e afins (nosso caso), sendo transportada directamente para sala de processamento, onde é pesada, seleccionada e lavada para seguidamente ser congelada nas unidades de congelação. A matéria prima é congelada imediatamente em túneis de congelação rápida.
O produto congelado é armazenado nas câmaras de -25º C até o momento da expedição não excedendo contudo 8 meses de armazenem nas câmaras. Actualmente pelo que foi constatado existe um plano de abertura para descarga das câmaras (Cruz, 1999).
Esta descrição do diagrama operacional da Interbase, foi aceite pelo técnico da Interbase, mostrando a sua aplicação na prática, podendo ser seguida pelo lay out em anexo A. http://www.geocities.ws/rui_biologia/docs/autocontrolo.htm -14:30 sexta-feira
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132003000100008 -14:50 sexta-feira
http://www.suinco.com.br/organograma.asp-14:50
Como funciona um frigorífico?
Na teoria, ironicamente, não é possível produzir o frio, só se pode transferir energia (ou transforma-la em outro tipo de energia) e, por isso, igualmente só se pode transferir calor de um local para o outro.
O calor é sempre transferido do corpo mais «quente» para o corpo «menos quente» até que ambos os corpos se encontrem à mesma temperatura e, nessa altura, a transferência de calor para.
E se é possível produzir calor, transformando alguma outra forma de energia em calor (a fricção é uma das mais comuns no quotidiano), o frio não se consegue produzir, pois isso equivale a destruir energia, o que é impossível. A única coisa que se pode fazer é aproximar um corpo com menos energia calórica e esperar que a transferência se realize e ambos os corpos fiquem à temperatura média dos dois (Se um