Plano de negócios
O planejamento de uma empresa envolve tantas informações que Luíza necessitou ordenar e planejar mas suas ações, assim detalhou o cronograma que fez com seu Andre, adotando o modelo do MakeManey, como roteiro, reservou uma coluna com o nome de “status”, para colocar “ok” à medida que finalizar-se os tópicos.
Antes de iniciar seu projeto, Luíza tentou entender o que avia acontecido até aquele momento. A ideia era de fabrica a goiabada tal como era conhecida em Ponte Nova, mas isso não seriam suficiente para garantir o sucesso de vendas e seu produto, deveria ter um apelo diferente para atrair a clientela. Assim o produto deveria reunir duas condições básicas, (atração e diferenciação). Para chegar a essa definição, Luíza demoraria meses, e resolveu desenvolver sua ideia e sua visão de empresa com base em observações e principalmente em pesquisas se fontes secundarias. Luíza sabia que suas conclusões e analises ainda precisavam ser testadas e os resultados alcançados não passavam de uma ideia. E verificou se a GMA era viável e concluiu que seria necessária uma analise em duas fases: o plano de marketing e analise financeira.
Plano de marketing: É constituída pela analise de mercado, voltada para o conhecimento de clientes, concorrentes, fornecedores e ambiente em que a empresa vai atuar.
Análise de mercado: Pelo plano de trabalho com base no MakeMoney, mas precisamente pela análise de setor, cuja pergunta principal era: “que ameaça e oportunidades apresenta o setor em que a empresa vai atuar”.
Luisa estava sendo otimista, visto que o trabalho seria pesado, e logo procurou os seus futuros concorrentes e se preparou mais um pouco antes de começar a pesquisar os clientes. E isso e claro lhe exigiria técnicas de pesquisas, como elaboração de questionário e amostragem. E marcou as reuniões e logo Luiza estaria pronta para se aprofundar mas em seus objetivos. Aprendera que a forma de se vestir deveria ser adequada à cultura local, ao que as