Plano de negócios
CHRYSTIAN EDUARDO GOMES NUNES MACIEL.
MARIA ALICE DE FIGUEIREDO SOARES.
PATRICIA NAYARA ARRUDA DOS SANTOS.
PLANOS DE NEGÓCIO
CUIABÁ – MT
AGOSTO - 2014
CHRYSTIAN EDUARDO GOMES NUNES MACIEL.
MARIA ALICE DE FIGUEIREDO SOARES.
PATRICIA NAYARA ARRUDA DOS SANTOS.
PLANOS DE NEGÓCIO
Trabalho de conclusão de curso apresentado para obtenção do título de técnico em vendas da Escola Estadual André Avelino Ribeiro sob orientação da professora Josiane Azerêdo de Queiroz.
CUIABÁ – MT
AGOSTO - 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
É um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido proporcionando uma avaliação antes de colocar em prática a nova idéia, reduzindo assim, as possibilidades de se desperdiçarem recursos e esforços em um negócio inviável.Também é utilizado para a solicitação de empréstimos e financiamento junto a instituições financeiras, bem como, para expansão de sua empresa.
ESTRUTURA DE UM PLANOS DE NEGÓCIOS
O plano de negócios é composto por várias seções que se relacionam e permitem um entendimento global do negócio. Elas são organizadas de forma a manter uma seqüência lógica que permita a qualquer leitor do plano de negócios entender como funciona o empreendimento e o que se planeja. O plano completo usualmente é visto como uma coleção de sub-planos, incluindo "Plano financeiro", "Plano de marketing", "Plano de produção", e "Plano de recursos humanos".Desse modo o leitor também espera compreender seus produtos e serviços, seu mercado, sua situação financeira, sua estratégia de marketing, e demais recursos. As seções propostas, descritas sucintamente abaixo, seguem o padrão que se capta, aproximadamente, do formato recomendado por empresas, financiadores, livros, e