Plano de Negócios
A atuação no mercado está se tornando mais uma batalha pela propriedade da informação que pela propriedade de outros recursos. É possível copiar os equipamentos, produtos e procedimentos dos concorrentes, mas não se pode copiar suas informações nem seu capital intelectual. As informações que uma empresa possui tornam-se sua principal vantagem competitiva.
Recentemente, várias empresas reconheceram isso, ao instituir cargos como gestores do conhecimento, de aprendizagem ou de capital intelectual. A empresa reúne mais informações do que o gestor possa imaginar, que estão espalhadas em inúmeros bancos de dados, projetos, relatórios e registros, e nas cabeças de pessoas com muitos anos de experiência. A empresa deve encontrar um modo de organizar esse arsenal de informações para que seus gerentes possam encontrar mais facilmente as respostas a muitas perguntas e tomar decisões acertadas.
As empresas devem também desenvolver rotinas eficientes para obter novas informações. Obter, registrar e distribuir informações custa tempo e dinheiro. Pesquisadores desenvolveram técnicas sofisticadas para obter novas informações, assim como para gerenciar as informações existentes. Destacam-se aqui três questões:
Os tipos de informação de que as empresas necessitam para tomar melhores decisões para atuação do mercado;
As principais maneiras de reunir e organizar informações importantes;
As melhores maneiras de gerenciar os dados de uma empresa, de modo que informações importantes estejam disponíveis de forma fácil e rápida aos gestores.
Para evitar a sobrecarga de informações, a coleta e a organização dos dados ambientais deve ser um esforço progressivo. As informações para uma análise ambiental devem ser obtidas no sistema de informações da empresa ou podem ser levantadas externamente por meio de pesquisa de mercado primária ou secundária. Esse sistema permite que as informações atualizadas sobre o ambiente estejam disponíveis