Plano de negócios
O plano de negócios é documento escrito, de grande valor, que descreve os objetivos de um negócio e os respectivos passos necessários para a sua realização.
O plano erá diversas aplicações, mas entre suas principais atribuições, estão:
Analisar os pontos fortes e fracos em relação à concorrência e o ambiente de negócio;
É uma importante feramenta de negociaçõa e ajuda a levantar recursos, pois a maior parte dos financiadores ou investidore não colocará dinheiro em uma empresa sem antes ver o seu plano de negócio.
Se destaca na apresentação do plano de negócioa formatação e o público a que se destina:
parceiros, bancos, investidores, fornecedores, a própria empresa, clientes, sócios e mantenedores de incubadoras.
Por que fazer o plano de negócios?
O exercício de planejamento tem um componente didático de imbatível alcance, uma vez que obriga a reflexão sobre os pontos vitais do empreendimento. a taxa de mortalidade de novas empresas é bastante levada nos três anos seguintes à sua ciração, cerca de 60% no Brasil.
Alguns empreendedores são, sem dúvida, bons técnicos bons comerciantes mas, dentre eles, alguns ignoram tudo sobre o mercado, sobre gestão financeira ou administrativa, sobre o ambiente socioeconômico ou sobre os aspectos legais e fiscais.
O propósito de se escrever um plano de negócios não é fácil, principalmente se o empreendedor nunca escreveu um e não tem a menor idéia de como começar.
Com o plano de negócios é possível identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e até mesmo evitá-los; identificar sus pontos fortes e fracos em relação à concorrência e o ambiente de negócio em que ele atua; conhecer seu mercado e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços.
Alguns dos possíveis públicos para o seu plano de negócios estão listados a seguir:
incubadoras de empresas, sócios potenciais, parceiros, bancos, intermediários, investidores, gerentes de marketing, executivos de alto