Plano de negócio
O plano de negócios é um método de planejamento que objetiva avaliar as vantagens e restrições de um dado empreendimento idealizado por uma pessoa ou grupo de pessoas.
Esta ação se realiza com o auxílio de informações obtidas em pesquisas diretas e consultas à literatura especializada ou, ainda, através de consultores profissionais.
Ele fornece ao(s) novo(s) empreendedor (es), os elementos necessários para determinar a viabilidade do empreendimento pretendido.
O plano de negócios, apesar de não garantir o sucesso do negócio, ele é indispensável para uma tomada de decisão racional, uma vez que proporciona o melhor arranjo dos múltiplos fatores envolvidos e reduzi os possíveis riscos que são inerentes a todo empreendimento. Lembre-se, empreender sempre é um risco, mas, empreender sem planejamento é um risco muito maior.
Na maioria dos casos, empreendedores que partem direto do sonho para a realidade árdua de uma empresa, sem, antes, preparar-se e avaliar com realismo os desafios do empreendimento está fadado ao insucesso.
Saber se a oportunidade é real e se o seu sonho é viável, por atender as necessidades do mercado, é minimizar os riscos e garantir que o resultado final não se torne uma frustação pessoal, associado a prejuízos financeiros e outros dissabores que não levam a um final feliz.
5.1 O que é necessário para elaborar um Plano de Negócios?
1º) Estabelecer as seguintes definições básicas:
a) o objetivo e o ramo da atividade;
b) o produto ou o conjunto de produtos;
c) o local de funcionamento (localização da empresa) e o espaço necessário;
d) o início das atividades;
e) forma de financiamento da atividade.
2º) Estabelecer o Plano de Marketing:
a) definir o mercado consumidor;
b) identificação do público alvo/perfil do consumidor em potencial;
c) fornecedores;
d) concorrência;
e) acesso ao público alvo/eleição da mídia mais adequada;
f) espaço de mercado: imediações; cidade; estado; região.
3º) Estabelecer o