plano de negocios
Sem conhecer as ferramentas, os empreendedores iniciam uma jornada baseada na sorte, utilizando apenas suas intuições e experiências pessoais. E, através dos erros e acertos vão sobrevivendo as intempéries , mas poderiam ser facilmente identificadas e evitadas se existisse um plano real, escrito. Com a internacionalização dos mercados na década de 90, as empresas ficaram mais expostas à competitividade, obrigando adquirirem maior capacidade de organização. Muitas chegaram à falência, devido entre outros fatores, a falta de um planejamento eficaz.
Surge então, o Plano de Negócio, instrumento criado para diminuir riscos; e segundo Dornelas(2008) possibilitando um aumento de 60% na probabilidade de sucesso no empreendimento.
Ou seja, é um modelo para analisar a viabilidade de um produto ou serviço sob vários aspectos: financeiro, jurídico, organizacional, mercadológico e técnico. O Plano de Negócios tem como objetivos básicos:
1. Testar a viabilidade de um conceito de negócio.
2. Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia.
3. Atrair recursos financeiros.
4. Transmitir credibilidade.
5. Desenvolver a equipe de gestão.
Se um projeto é inviável, o PN detecta e evita que o empreendedor o coloque em prática, evitando o prejuízo financeiro, pessoal e emocional.
Com o PN é possível conseguir financiamentos