Plano de negocios
Uma empresa pode ser vista como um grande sistema, onde subsistemas menores interagem para fazer com que seja atingido um objetivo comum, que é a geração de resultados.
- Interferências no Sistema
A empresa não é um sistema fechado e imune a interferências. Durante o ciclo operacional, sofre interferências externas e internas, que podem levar as alterações significativas na forma operacional, e como conseqüência, nos resultados esperados.
1 Interferências Externas As principais são: mercado, como força mais poderosa que pode intervir na empresa; a legislação, como regra básica que norteia e delimita a ação da empresa durante sua existência; as alterações constantes introduzidas pelo governo determinando modificações nos procedimentos internos da empresa gerando custos; o meio ambiente deriva de alterações climáticas e da poluição crescente em áreas densamente industrializadas com modificações da qualidade de vida da região; Comunidade é um fator de sucesso quando se dá a aceitação, e conflitos quando se dá a rejeição. Uma empresa que polui o ambiente geralmente entra em conflito com a comunidade que a cerca.
2 Interferências Internas Cultura da empresa: é o seu jeito de ser e de atuar, é a sua personalidade. É formada ao longo do tempo, estabelecendo usos e costumes. Relacionamento entre os subsistemas: a forma como se interrelaciona e interagem os diversos subsistemas da empresa é espelhado da sua cultura interna. Política de compras: tem uma função fundamental de interferir no capital de giro da empresa. Política de vendas: a forma de vender numa empresa interfere diretamente nos subsistemas financeiros, de compras, de estoque e de produção. Deve ser harmonizada com os demais sob a pena de desarticular a empresa como um todo. Política de pessoal: toda empresa deve ter uma política de pessoal clara e objetiva, onde o empregado saiba quais as suas possibilidades de progresso, deveres e obrigações;