Plano de negocio
Resumo
Truste é uma Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova empresa com poder maior de influência sobre o mercado. Geralmente tais organizações formam monopólios. Pode ser considerado como o resultado típico do capitalismo que forma um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.
Palavras-chave: Truste, Anti-Truste, Empresas.
1. INTRODUÇÃO
O truste é uma modalidade de concentração em que, o empresário, orientado por interesses monopolísticos e utilizando práticas variadas, procura eliminar os concorrentes de sorte para que somente ele se torne o senhor da oferta, para tanto esta descrito no paper seu conceito e definição desta estrutura de mercado conhecida como Truste. Com isso diversas empresas perdem a sua autonomia econômica e jurídica, permanecendo no mercado uma só empresa. Até certo limite, o truste confere a empresa o domínio dos preços e quantidades dos bens que produz. Como no exemplo citado no paper os trustes conferem ao empresário o privilégio de atuar no mercado de monopólio.
Os trustes são proibidos em todo o mundo, significando “abuso do poder econômico”, dominação dos mercados, eliminação da concorrência e aumento arbitrário de lucros, o que a legislação reprime nos termos do parágrafo 4º do Art. 171 da Constituição de 1988 e Lei