Plano de Negocio
1.2. PROBLEMA
Jogos pré-desportivos são jogos cujo objetivo principal é ensinar os movimentos básicos das modalidades esportivas (EDSON, 2009).
Estas atividades têm como objetivo capacitar o profissional a trabalhar mais com esportes, respeitando as faixas etárias e os objetivos especificos para cada tipo de trabalho (MAURÍCIO, 2009).
Cada desporto tem suas características, suas regras e normas. Aqui, nós transcenderemos algumas regras e adptaremos de acordo com nossos objetivos, não significando a descaracterização do desporto, podendo ser chamada a atividade de jogo pré-desportivo (MAURÍCIO, 2009).
Definindo a infância de acordo com a Lei 8.096 de 13 de julho de 1990 – o Estatuto da Criança e do Adolescente – vemos que “Considera-se criança, para efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade” (BRASIL. 2005).
1.2. JUSTIFICATIVA
A Educação Física escolar é historicamente influenciada pelo esporte de rendimento, além de facilmente incorporar a competição como elemento fundamental de sua existência (LOVISOLO, 2001).
Essa visão (compartilhada por muitos professores) demonstra o quanto ainda encontra-se polêmico o ideal de uma Educação Física escolar que supere a predominância das concepções competitivista e esportivista. Sob essa perspectiva, as aulas são orientadas pela adaptação do esporte de rendimento às condições estruturais da escola, criando o processo de esportivização das atividades e reforçando o "mito da competição" (CORREIA, 2006).
Sabemos da real importância das atividades físicas praticadas pela criança para seu crescimento e desenvolvimento adequado (NETO, 2001).
No entanto, é necessário analisar cuidadosamente que a exigência de altos rendimentos nas primeiras fases da vida pode vir a ser muito mais prejudicial que positivo (MUTTI, 2003).
O fenômeno da especialização precoce embora possa levar a uma rápida estagnação no desempenho, deve acorrer