Plano De Negocio P S
O presente plano de negócios visa apresentar os fundamentos técnicos de mercado, a estrutura de produção, bem como a avaliação econômico-financeira da implantação da produção e comercialização de produtos artesanais (sabonetes e imãs artesanais), dentro de um mercado dirigido, a fim de validar os investimentos requeridos como um “negócio” rentável.
1. PLANO DE MARKETING
1.1 Análise de mercado
1.1.1 O Setor
O artesanato revela muito sobre a cultura e as tradições de cada localidade, incluindo influências étnicas de outros povos em Roraima. Visitas a lugares onde se pode conhecer a produção artesanal propiciam ao visitante a oportunidade de entrar em contato com aspectos artísticos e personagens locais.
A influência indígena é a grande responsável, e até inspiradora, dos trabalhos artísticos criados no Estado, já que lá vive a maior população de índios do País. Em Boa Vista há profissionais como Irmânio Sarmento de Magalhães que, embora tenha aprendido a fazer artesanato quase por questão de sobrevivência, como muitas outras famílias roraimenses, decidiu se especializar na matéria-prima regional, e hoje sabe até os nomes científicos de cada madeira que utiliza em seus trabalhos.
1.1.2 Concorrentes
Existem poucos concorrentes no ramo da produção de produtos artesanais, sendo os sabonetes industrializados tendo fácil acesso a todos, já os artesanais são mais selecionados, uma vez que seu público é mais exigente ao adquirir o produto, pois o mesmo é diferente decorrendo disso a empresa, não varia frequentemente os preços dos produtos, para ficar a frente dos concorrentes, pois o mesmo é minoria nos produtos artesanais. Como concorrentes indiretos termos o Boticário, Natura, Avon, Jequiti e outros.
Essas empresas possuem unidades produtivas de cosméticos importantes e, além disso, realizam alguns esforços de desenvolvimento de produto no Brasil.
A natura possui um laboratório de desenvolvimento de novos produtos, anexo a sua unidade produtiva na