Plano de Neg cio 1
1. A Panificação no Brasil
As empresas de panificação e confeitaria estão muito presentes na vida dos brasileiros. Cada vez mais este setor incorpora novos formatos de atuação eatendimento aos clientes, indo muito além do pãozinho francês. Por outro lado, diferentes concorrentes têm incorporado os panificados em suas listas de produtos, ampliando o mercado e a disputa pelos clientes. O setor de panificação e confeitaria é o responsáveldireto pelo atendimento à população no consumo depanificados. E este segmento é composto quasetotalmente por micro e pequenas empresas, já queaquelas de grande porte não conseguem a mesmapenetração junto aos clientes, apesar de terem maior volume de faturamento. É latente o crescimento que a Panificação e Confeitariavem passando. Atualmente, está entre os maioressegmentos industriais do país, relacionando-se comoutros setores da economia e constituindo-se numimportante gerador de emprego e distribuição de renda.
A incorporação de novos produtos e serviços e mesmo o aumento da concorrência fez com que houvesse hojediferentes perfis de lojas, cada um focado num modelodiferente de atuação. Percebe-se a consolidação de modelos de loja divididosem Escala Industrial e Processo Artesanal. Escala Industrial é aquela mais voltada para o atacado, comfoco na fabricação de pães embalados e congelados. Panificação Artesanal engloba as padarias voltadas para a venda direta ao consumidor.
Subdividem-se em:
Loja Máster: amplo mix de produtos, oferece toda a conveniência ao consumidor para que este não necessite sedeslocar a outro local;
Loja Gourmet: apresenta alimentos prontos para todas asrefeições do cliente;
Loja Express: foco em lanches erefeições rápidas, atendimentoágil;
Loja Especializada, Confeitaria ou Boutique de Pães: Fabricação própria, comqualidade e reconhecimento de “grife” de produtos.
Um ponto comum entre todos os tipos de loja está na questão do atendimento ao cliente, principalmente