Plano de Marketing social
Plano de Marketing Social
Pedofilia - Casa Pia
Docente: Manuel Fonseca
2013/2014
Índice
Introdução
No âmbito da disciplina de Marketing Social e Não Lucrativo integrante do Curso de Marketing e Comunicação Empresarial foi-nos pedido a elaboração de um Plano de Marketing Social para uma causa à escolha ou a Análise de uma Campanha de Marketing Social referentes, por exemplo, à prevenção rodoviária, às doenças sexualmente transmissíveis, à violência doméstica, entre outras.
O marketing social é a gestão estratégica da transformação e mudança social, guiada por princípios éticos e de equidade social. A sua principal função é facilitar a adoção de conhecimentos, atitudes e práticas sociais, como, por exemplo, o uso de preservativo, o hábito da leitura, o respeito à faixa de pedestres, o hábito de não fumar ou beber, entre outros. Ou seja, este “é a gestão estratégica do processo de introdução de inovações sociais, a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas, individuais e coletivas. Estas inovações sociais são orientadas por preceitos éticos e fundamentadas nos direitos humanos, na equidade social e no vínculo estreito com as políticas públicas1”.
O Plano de Marketing social compreende dez fases, sendo algumas delas subdivididas em vários pontos, como vai-se poder ver ao longo do trabalho.
A causa escolhida para o efeito é a “Pedofilia – Casa Pia”
A pedofilia é um transtorno de personalidade da preferência sexual que se caracteriza pela escolha sexual por crianças, quer se trate de meninos, meninas ou de crianças de um ou do outro sexo, geralmente pré-púberes ou no início da puberdade.
Histórico, Propósito e Foco
“O plano de marketing social para alertar e prevenir para a pedofilia, de modo a aumentar as denúncias”
O propósito desta iniciativa é alertar e prevenir para a pedofilia, de modo a aumentar as denúncias. Tendo como principal