Plano de Marketing Empresa de Calçados
PLANO DE MARKETING
São Paulo
2013
Índice
1. Sumário Executivo
Atualmente as mulheres têm um dia a dia bem agitado, levar as crianças para escola, ir para o trabalho, passar no supermercado para fazer as compras da semana, ir para academia para manter a boa forma, etc.
Quem nunca viu no metrô de São Paulo mulheres de roupa social e tênis? Pois bem, foi pensando nessas mulheres que a Beira Rio criou MEU PAR PERFEITO da linha Comfort Plus. E o que esse sapato tem de diferente? Ele é dois em um, as mulheres podem mudar o salto adaptando para a situação, por exemplo, durante o dia ela usa um salto alto para trabalhar, mas depois do trabalho precisa ir ao supermercado então ela pode simplesmente trocar o salto alto por um salto baixo, sem precisar levar outro sapato ou tênis na bolsa.
Hoje o sapato não é visto apenas como um acessório, mas sim uma peça chave, pois pelos pés podemos demonstrar traço de personalidade e estilo.
2. Análise do Ambiente de Marketing
2.1. Ambiente Externo
2.1.1. Econômico
A indústria de calçados tem um importante papel econômico para a economia brasileira, com uma produção anual de mais de 800 milhões de pares.
O Brasil possui atualmente capacidade de produção para atender plenamente o seu mercado interno, no entanto a entrada de produtos importados a preços menores significa um alto risco para o crescimento da indústria nacional.
No geral, entre o período de 2002 e 2011 as importações brasileiras de calçados aumentaram 850.8% em valor e 566.8% em quantidade.
Em contrapartida, com relação às exportações a indústria brasileira de calçados ocupa uma posição importante, com resultados acima de um bilhão de dólares ao ano.
2.1.2. Político
O Brasil conseguiu estabilizar a entrada de calçados importados entre 2009 e 2010, através da aplicação de medidas antidumping à China, origem predominante até 2009. No entanto, em 2011