Plano de gestão ambiental
A Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, e por outro lado, comporta-se, ainda, como grande geradora de impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos. O setor tem um grande desafio. Como conciliar uma atividade produtiva desta magnitude com as condições que conduzam a um desenvolvimento sustentável consciente, menos agressivo ao meio ambiente? É uma pergunta, embora antiga, ainda sem respostas satisfatórias. Sem dúvida, por ser uma questão bastante complexa, requer grandes mudanças culturais e ampla conscientização.
A consultoria feita pelo grupo proporcionou a construtora a incorporar aos procedimentos operacionais os novos conceitos ambientais da metodologia como buscar a redução de desperdícios, eliminando-os quando possível, promovendo a segregação dos materiais para reutilização no próprio canteiro, encaminhar os resíduos para reciclagem ou dar destinação compromissada para as áreas licenciadas com a utilização de transportadores (caçambeiros) credenciados. A consultoria permitiu um alto grau de sensibilização, conscientização e interesse pelo assunto, percebeu-se uma expressiva redução de resíduos gerados, embora a quantificação nos canteiros não estivesse ainda sistematizada.
2. DESENVOLVIMENTO
O presente trabalho foi realizado em uma empresa que presta serviço de construção civil. Iniciou suas atividades em Itabira há 2 anos e conta com a colaboração de 32 funcionários. Observamos que um dos maiores problemas enfrentado pela empresa é destinação de resíduos, a correção dos mesmos, os impactos ambientais e segurança.
Quanto à destinação de resíduos, verificou-se que a empresa gera uma quantidade enorme de resíduos de construção civil, o mesmo era lançado sem nenhum cuidado, produzindo material particulado. Com a colocação de calha guia evitaria o excesso de poeira,