Plano De Ensino De G Neros Textuais Par Hellip
2118 palavras
9 páginas
IntroduçãoExistem duas visões básicas sobre a educação: A primeira diz que a educação é encarada como necessidade social durante certo período de tempo, para se ter em mente um pouco da capacidade e treinamento para o desempenho de determinado papel. A segunda diz que a educação é um processo que dura toda a vida, relacionada com a escola de uma forma paralela. Portanto, não é preciso fazer pesquisas e nem perguntar para várias pessoas para saber o quanto é grande a importância da escola na vida de qualquer pessoa. Por outro lado, é por todos reconhecidos, que os estudos, em geral, são essenciais ao desenvolvimento humano, assim como também o são os estudos intermediários, tais como: palestras, vídeo conferências e cursos “extracurriculares”.
Acreditando que a educação de uma criança, de um jovem e do adulto é um desafio constante e que isto enfrenta a necessidade de readaptações constantes e a assimilação de novos instrumentos para interagir com seu tempo e seu meio. A escola pratica uma pedagogia, na qual a capacidade didática e o talento do educador aliados ao seu conhecimento técnico e maturidade profissional são os ingredientes fundamentais para que se estabeleça uma aliança de aprendizagem nesse ideário de ensino libertador e “potencializador” de um ser humano.
Apresentou-me para nosso grupo de estudos o desafio de elaborar um plano de ensino de gêneros textuais, afim de que os alunos produzam textos de qualidade – sabendo o que querem dizer, para quem escrever e qual é o gênero que melhor exprime essa ideia. Optou-se em elaborar um plano de ensino de Língua Portuguesa ao qual o aluno não viesse apenas decorar regras, mas sim entendê-las, acontecendo o verdadeiro aprendizado.
Plano de ensino de Gêneros Literários
Para o ensino de redação
Séries: 6º a 9º ano Nível: Ensino Fundamental II
Nome da professora responsável: Fabiane Mathias Ferreira Senday
I. Ementa
Estudo realizado mediante aos tipos de discurso sob a perspectiva da tradição e,