AULA 02 SA DE E SEGURAN A DO TRABALHO
AMBIENTAL
AULA II – RISCOS AMBIENTAIS E DO TRABALHO
PROF. ESP. MÍRIAM ARAÚJO DE OLIVEIRA
RISCOS AMBIENTAIS E DO
TRABALHO
AULA II
Riscos do Trabalho
Riscos ambientais - são situações onde a integridade física do trabalhador pode ser comprometida.
Os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos, biológicos, mecânicos e ergonômicos que existem no ambiente de trabalho, capazes de causar danos à saúde do trabalhador devido à sua natureza, intensidade ou tempo de exposição.
Riscos Físicos
Tipos de riscos ambientais
Riscos físicos - as lesões físicas mais comuns são causadas pelos seguintes agentes ambientais: ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais, umidade.
Os riscos ergonômicos também são riscos físicos, pois tem relação com postura no trabalho e com as condições de utilização de máquinas e ferramentas a que o trabalhador está exposto. Riscos Ergonômicos
É a ciência que estuda a adaptação do posto de trabalho ao homem bem como a forma das ferramentas de acordo com a sua função.
Está relacionado aos aspectos de conforto do trabalhador ao seu ambiente, o que é evidenciado pela sua segurança e bem-estar.
A NR17 estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente de suas funções.
Riscos Ergonômicos
Exemplos de riscos ergonômicos: postura levantamento e transporte de pesos; jornada de trabalho prolongada; monotonia e repetitividade
Causadores de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao
Trabalho (DORT) e Lesões por Esforços Repetitivos (LER).
Riscos Ergonômicos
Principais causas dos riscos ergonômicos
Procedimentos rígidos de trabalho Postura rígida
Excesso de trabalho
Tensão em casa e no trabalho
Ausência de pausas em tarefas que exigem descanso periódico.
Riscos Químicos
Riscos químicos - são decorrentes, de modo geral, dos produtos