Plano de emergência
Para afixar em edifícios 17 O que fazer… 21
Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Higiene e Segurança no Trabalho, com a finalidade de se dar a conhecer todos os conteúdos inseridos num Plano de Emergência.
O presente Plano de Emergência pretende fornecer um conjunto de diretrizes e informações, visando a adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos, estruturados, de forma a propiciar respostas rápidas e eficientes em situações de emergência e garantir a salvaguarda dos ocupantes do
O sucesso de uma operação para situações de emergência está intimamente relacionado com as ações de resposta previstas e desencadeadas por um plano de emergência. Assim, para que as ações previstas neste Plano de Emergência resultem efetivamente nos resultados esperados, quando da ocorrência de situações emergência; o Plano deve ser devidamente divulgado, internamente na instituição, bem como junto de outras entidades que atuam conjuntamente na resposta ao sinistro, caso dos Bombeiros Voluntários.
Plano de emergência nos dias de hoje
No início do 3º milénio, o mundo encontra-se confrontado com todas as forças, fraquezas, com o seu mercado, as suas tradições e os seus valores, num estado em que o quadro de desafios e ameaças resulta de uma sociedade em progressiva globalização.
As empresas, os parceiros sociais, os governos, as organizações nacionais e as organizações mundiais foram forçadas a agir em resposta às tenções resultantes da modernização do trabalho, atuando sobre a organização do trabalho.
Desde modo, todas as questões relacionadas com o homem e o seu bem-estar passaram a ter um peso mais relevante nos dias que correm. Os acidentes de trabalho e doenças profissionais representam um custo humano e social inaceitável e também um fardo excessivo para as entidades patronais. Daí que cada vez mais tenha um peso maior na sociedade que ocorre. As más condições de saúde e de segurança no trabalho reduz o