PLANO DE EMERGENCIA
Finalidade
Estabelecer uma instrução geral para o atendimento e análise dos casos de acidentes pessoais e patrimoniais e de trajeto, e incidentes ocorridos na Nome da Empresa – unidades .............(Cidaes ou end.)
2
Campo de aplicação
Todos os departamentos da Nome da Empresa.
3
Definições
Acidente de trabalho: ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada ao exercício do trabalho, da qual resulte ou possa resultar lesão pessoal.
Acidente patrimonial: ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, da qual resulte ou possa resultar dano ao patrimônio e/ou propriedade da empresa.
Acidente de trajeto: ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada ao trajeto que o colaborador faz de ida e/ou vinda de casa ao local de trabalho.
Perda: dano causado às pessoas, meio ambiente, patrimônio, produto ou processo.
Acidente leve: acidente que resulte em lesões leves, sem afastamento (primeiros socorros) e que permitem a locomoção do acidentado, ou danos insignificantes ao meio ambiente, que podem ser revertidos por ações corretivas de curto prazo.
Acidente médio: acidente que resulte em lesões sérias, sem afastamento e que permitem a locomoção do acidentado, ou danos leves ao meio ambiente, que podem ser revertidos por ações corretivas de médio prazo.
Acidente grave: acidente que resulta em incapacidade permanente total e/ou parcial para o trabalho, ou em danos significativos ao meio ambiente (vazamento de produtos para as redes de água ou locais em que não haja proteção contra absorção do solo), ao patrimônio e ao processo, que podem ser revertidos por ações corretivas de longo prazo.
Acidente fatal: acidente que resulta em morte do acidentado ou dano irreparável ao meio ambiente.
Ação eficaz: ação implementada que eliminou as causas do acidente, conforme planejado.
Incidente: evento que pode causar um acidente ou tem o potencial para levar a um acidente. O incidente