PLANO DE CONTINGENCIA EM DEFESA CIVIL
Coordenadoria Municipal de Defesa Civil
Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – PLANCON
INUNDAÇÕES, ENXURRADAS E ALAGAMENTOS.
Outubro 2013
1. DEFINICÕES
DESASTRE
São resultados de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um cenário vulnerável, causando grave perturbação ao funcionamento de uma comunidade ou sociedade envolvendo extensivas perdas e danos humanos, materiais, econômicos ou ambientais, que excede a sua capacidade de lidar com o problema usando meios próprios.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
É uma situação de alteração imensa e grave das condições de normalidade em um determinado município, estado ou região, decretada em razão de desastre, comprometendo parcialmente sua capacidade de resposta.
ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA
Situação de alteração intensa e grave das condições de normalidade em um determinado município, estado ou região, decretada em razão de desastre, comprometendo substancialmente sua capacidade de resposta.
DANOS
Resultado das perdas humanas, materiais ou ambiental infligido ás pessoas, comunidades, instituições, instalações e aos ecossistemas, como conseqüência de um desastre.
PREJUIZO
Medida de perda relacionada com o valor econômico, social e patrimonial, de um determinado bem, em circunstâncias de desastre.
RECURSOS
Conjunto de bens materiais, humanos, institucionais e financeiros utilizáveis em caso de desastre e necessário para o estabelecimento da normalidade.
PLANO DE CONTINGÊNCIA
É o planejamento tático elaborado com antecipação, a partir de uma determinada hipótese de desastre, visando facilitar resposta ás situações de socorro, minimizando seus efeitos.
VENDAVAIS ou TEMPESTADES
São perturbações marcantes nos estados da atmosfera. Deslocamento violento de uma massa de ar, de uma área de alta pressão para outra baixa pressão. Também são chamados de ventos muito duros, que correspondem ao numero 10 na escala de Beaufort,