Plano de contas e demonstração do resultado do exercício
Introdução
Um plano de contas corresponde a um agrupamento ordenado de todas as contas que serão utilizadas em toda a contabilidade. Assim o elenco de contas considerado é imprescindível para os registros de todos os entes e fatos contábeis. O plano de contas principal instrumento de trabalho de um contador e sem ele não existe a possibilidade de efetuar lançamentos contábeis. As organizações devem seguir um padrão e uma sequência estabelecida na legislação, assim suas especificidades devem estar de acordo com o tipo, porte e ramo de atuação da empresa.
Conceito
É chamado Plano de Contas o conjunto de contas criado pelo contador, para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis e atender a todos os usuários da informação contábil. Esse conjunto de contas é chamado Plano de Contas, porque, na realidade, ele é criado antecipadamente ao uso de tais contas. Por isso, o contador tem de planejar a estruturação do Plano de Contas, de maneira que a sua principal ferramenta seja criada para lhe possibilitar o melhor dos resultados no trato com as informações contábeis.
Funções
Um Plano de Contas contábil tem como função precípua possibilitar adequada forma de controle do patrimônio da entidade contabilizada. Essa forma de controle se fará pelo registro de todos os fatos administrativos, em rubricas, através dos livros contábeis, de maneira que se tenha, rápida e precisamente, o valor e a descrição dos elementos patrimoniais da entidade, alem do valor e da descrição dos principais fatores de gastos e recebimentos.
Estrutura
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
DRE – DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
Introdução O presente artigo tem como objetivo uma abordagem acerca da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e sua fundamental importância para avaliar financeiramente se as atividades de determinada empresa