Facilitação social - análise pontos centrais artigo
Moreira, M., & Soares, G. (2010). Facilitação social: efeitos da sinalização do desempenho individual. Psicologia IESB, 1(2).
Tema de estudo
Facilitação social e desempenho individual
Objetivo do estudo
Investigar se o desempenho das pessoas em uma atividade escrita é influenciado pela presença de outros indivíduos no ambiente e pela sinalização de desempenho individual.
Pontos centrais da introdução
Influência social
Todos nós somos influenciados por outras pessoas. Influência social é a mudança no comportamento das pessoas originada pela presença de outras pessoas no ambiente. Podendo ocorrer em meio a grupos sociais ou não.
Grupos sociais e não-sociais
Sociais: duas ou mais pessoas que interagem e são interdependentes entre si (time de futebol).
Não-sociais: duas ou mais pessoas que se encontram no mesmo lugar, ao mesmo tempo, mas não interagem entre si.
Facilitação social
Ocorre quando o comportamento de um indivíduo é influenciado pela presença de outras pessoas no ambiente.
Estudos na área
Experimentos mostraram que quando a tarefa era simples, a presença de outras pessoas melhora o desempenho; já quando é mais complexa, o desempenho piora.
Método para coleta de dados
Procedimentos éticos adotados
Não foi citado no artigo sobre procedimentos éticos. Portanto, entende-se que não houve quaisquer danos físicos e psicológicos, termo de consentimento livre e esclarecido ou entrevista ao final.
Seleção e distribuição dos participantes
Foram selecionados 30 participantes de uma Cooperativa de Crédito em Brasília, sendo 10 homens e 20 mulheres com idades entre 20 e 35 anos.
Materiais e equipamentos
A atividade foi realizada em uma sala de treinamento situada na própria empresa, contendo 35 carteiras, duas mesas, um quadro branco e um retroprojetor.
Foram utilizadas canetas, balas, saquinhos de papel, copos de plástico e papéis impressos com a tarefa a ser executada (dois caça-palavras).
Descrição do