Plano de Comunicação Sara Albuquerque
BELO HORIZONTE
2014
A organização em questão é a Fundação Sara Albuquerque, situada na cidade de Belo Horizonte,no bairro São Lucas. A Fundação conta com duas casas estruturadas e adaptadas para receber crianças e adolescentes vindos das regiões metropolitanas, para realizarem tratamento contra o câncer, abrigando-as, oferecendo lazer, fácil acesso ao hospital e cuidados psicológicos, sem nenhum custo.
A situação presente da Fundação, fator que levou à construção deste Plano, é a pouca visibilidade que esta possui no mercado, ou seja, sua marca e seus serviços são pouco conhecidos pelos públicos de interesse. Problema que a organização vem tentando sanar com algumas ações e processos, que em sua maioria não trouxeram grandes resultados para este quesito.
Após estudos aprofundados sobre a história, cotidiano e tudo que a organização oferece, foram desenvolvidas ações promocionais a serem realizadas periodicamente pela Fundação Sara (mais detalhes no decorrer deste Plano), para divulgação e proliferação positiva de seus serviços, tornando assim, sua marca reconhecida.
Será possível visualizar uma análise detalhada de todos os fatores que influenciam a organização e a afetam de forma positiva ou negativa, bem como, suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a Fundação vem encontrando ao longo de sua existência.
Portanto, o Plano de comunicação a seguir, possibilitará conhecer o público alvo da organização, seus objetivos e metas traçadas, sua posição mercadológica e as estratégias de marketing criadas pelo grupo, focadas na resolução do problema. O Plano conta também, com um cronograma de implementação e controle das ações, afim de facilitar a execução das mesmas.
ANÁLISE DE AMBIENTEFatores econômicos: A Fundação Sara possui parceria com grandes empresas, algumas delas: Mc Donalds, Cemig, Copasa, Unimed e Banco do Brasil. Cada uma destas organizações possui seu papel como contribuinte, seja ele em