plano de aula para educação infantil
CONTEÚDOS: Nomes próprios
OBJETIVOS: Identificar a origem do nome Despertar a curiosidade sobre a história do nome
1º momento
Dinâmica do Abraço Entregar a cada estudante uma bexiga contendo o nome de um de seus colegas.
Deixar que brinquem livremente com as bexigas no ar.
Pedir que cada um na sua vez estoure a bexiga , leia o nome de seu colega ( o professor pode ler ) e abrace-o desejando bom dia.
2º Momento:
Leitura do texto (Gente tem Sobrenome). Assistir o vídeo da música com a finalidade de ilustrar e perceber a importância do sobrenome – roda de conversa sobre o texto, pedir que contém a história de seu nome.
3º Momento: Caixa surpresa( com espelho dentro), perguntar se o que a criança observa é algo bom?4° Momento : Intervalo para o lanche
5º Momento: Entregar os crachás deixa - los observar e fazer a brincadeira da cadeira.
Entregar um recorte da cartolina para que tentem escrever o nome
Recursos: Texto xerografado, cartolina e giz.
Avaliação: Durante a aula serão considerados todos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, bem como suas capacidades e habilidades demonstradas na construção da história do nome. .
Gente Tem Sobrenome
Composição: Toquinho / Elifas AndreatoTodas as coisas têm nome, Casa, janela e jardim.Coisas não têm sobrenome, Mas a gente sim. Todas as flores têm nome: Rosa, camélia e jasmim.Flores não têm sobrenome, Mas a gente sim. O Jô é Soares, Caetano é Veloso, O Ary foi Barroso também.Entre os que são Jorge Tem um Jorge Amado E um outro que é o Jorge Ben.Quem tem apelido, Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém. Tem sempre um nome e depois do nome Tem sobrenome também.Todo brinquedo tem nome:Bola, boneca e patins. Brinquedos não têm sobrenome, Mas a gente sim. Coisas gostosas têm nome: Bolo, mingau e pudim. Doces não têm sobrenome, Mas a gente sim.Renato é Aragão, o que faz confusão, Carlitos é o Charles Chaplin. E tem o Vinícius, que era de Moraes,E o