Plano de aula marcação
Objetivo: Aprendizado sobre fundamento Marcação
Duração: 1 aula de 40minutos
Parte Inicial (aquecimento):
Alongamento de membros inferiores
6 voltas na quadra em ritmo acelerado
Parte Principal:
Atividade 1 – O aluno deverá conduzir a bola até o próximo colega que estará do outro lado da quadra mas com outro aluno marcando ele a 1 metro de distancia até a chegada de destino. (todos os alunos deverão marcar e conduzir uma vez)
Atividade 2 – Uma dupla tentará penetrar dentro da área com a bola dominada e chutar a gol,e outros 2 alunos estarão defendendo na zaga para impedi-los. (todos os alunos deverão marcar e conduzir uma vez)
Atividade 3 – Jogo normal de futebol com marcação individual (2 tempos)
Jogo – Jogo normal de futebol mas com as posições divididas em zonas não podendo ultrapassar sua zona caso não esteja com a posse de bola.
Parte Final (volta a calma):
Alongamento de membros inferiores.
Marcação zonal: age sobre o espaço.
Marcação individual: age sobre o jogador adversário.
Marcação individual por setor: cada jogador é responsável por um espaço e pelo jogador adversário que estiver dentro do mesmo.
Marcação mista: utiliza tanto a marcação zonal, como a individual, que se alternam em circunstâncias específicas do jogo.
Marcação híbrida: apresenta características da marcação zonal e individual, ao mesmo tempo, que se manifestam em decorrência da estratégia da equipe.
“A organização defensiva é, acima de tudo, uma questão de defender com lucidez. Aquilo que se deve fundamentalmente procurar é fechar os espaços e assim condicionar os adversários.”
(Frade, 2002)
A marcação pode ser definida como “o ato ou resultado de marcar um espaço e/ou um adversário direto” (adaptado de Amieiro, 2005).