Plano de aula futebol
Pedro Manonelles MarquetaI; Luís Tárrega TarreroII
IMédico da Seleção Espanhola Absoluta "B" Feminina de Basquete. Secretário Geral da Federação Espanhola de Medicina do Esporte
IIMédico da Seleção Espanhola Feminina Júnior de Basquete
Endereço para correspondência
INTRODUÇÃO
O basquete é um esporte coletivo no qual apesar de ser definido como um esporte de pouco contato, ocorre um contato constante entre os atletas, inclusive entre companheiros da mesma equipe. Trata-se de uma modalidade desportiva na qual _ como se sabe _ acontecem situações muito variadas: repetição de gestos, acelerações e desacelerações bruscas, deslocamentos laterais, saltos, etc. Além disso, as características antropométricas do jogador de basquete são muito peculiares, com o predomínio de grandes estaturas e pesos elevados. Por estas razões, o basquete é um esporte no qual ocorre uma grande variedade de lesões, tanto agudas como as provocadas pela repetição dos gestos motores, ou seja, lesões por sobrecarga. Em algumas ocasiões há um mecanismo múltiplo para as lesões.
Para reduzir o número de lesões que ocorrem no basquete, é muito importante conhecer com detalhes tanto o tipo quanto a incidência de tais lesões.
O conhecimento da epidemiologia das lesões no basquete, assim como em outros esportes, apresenta grandes dificuldades. Aspectos como os critérios de catalogação do conceito de lesão, a descrição da incidência destas, a inclusão das lesões nos protocolos de estudo e até a sua própria denominação são muito variados conforme os autores estudados. É ainda difícil poder registrar todos os casos de lesões que ocorrem. E por último, a diversidade dos grupos de desportistas estudados: profissionais da N.B.A., profissionais europeus, basquete feminino, basquete juvenil, etc.
Por todas estas razões, as informações disponíveis são incompletas, contudo servirão para realizar uma