Plano de aula cartaz valor lugar
Professoras: Juliana Clemente, Juliana Ferreira, Katiane Cristie Coli e Raquel B. Sousa
Cartaz Valor Lugar – Aprendendo a somar e subtrair. Introdução
Existe uma grande variedade e formas de somar e subtrair que podem ser trabalhada na escola, com o intuito de apresentar situações de ensino envolvendo diferentes conteúdos, como comparação de quantidades, comparação de escritas numéricas, relação entre a numeração oral e a escrita, cálculo etc.
Nessa atividade, o professor pode utilizar o Cartaz Valor Lugar (abreviadamente chamado de CAVALU) para trabalhar com variação de atividades do Sistema de Numeração. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair, além de ajudar no aprendizado dos milhares, centenas, dezenas e unidades (MCDU).
Faixa etária
PEB I (Educação Básica I)
Metodologia:
-Um isopor;
- Papel EVA
- Números
De fácil confecção o cavalu, pode ser confeccionado colando-se uma folha de papel EVA sobre um isopor, papelão ou uma folha de papel cartão. Depois deve-se fazer separações verticais, usando para isso fitas, durex colorido ou até mesmo tiras de papel colorido. Com esse cartaz e alguns palitos ou numerais, pode-se representar os números no sistema posicional além de realizar principalmente as operações de adição e subtração.
Objetivo Geral:
- Ensinar os números no Sistema Posicional e realizar operações de adição e subtração.
- Através das trocas, compreender que no Sitema de Numeração Decimal, 1 unidade da ordem imediatamente posterior corresponde a 10 unidades da ordem imediatamente anterior.
- Compreender os conceitos de sucessor e antecessor.
Objetivo Específico:
- Ensinar os alunos, de uma maneira diferente e flexível, a trabalhar com os números do Sistema Decimal, além de subtração e adição. Tendo como fator primordial o desenvolvimento do raciocínio. - Desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração,