Plano da penademorrte - comeco
1740 palavras
7 páginas
A pena de morte é, de diversas formas, contraditoria, uma vez que, o governo toma para si um direito que foi negado aos seus cidadãos. O de tirar uma vida pelas prórprias mãos, ou meios. Motivos banais, escolhas erradas, provas sem base fixa. Em alguns dos casos, até mesmo inocentes foram dados a pena de morte, graças a provas falsas ou mal investigadas. Certo, talvez seja algo "positivo" que alguém capaz de tirar a vida de uma pessoa, mulher, adulto, criança etc, tenha como próprio destino também a morte. Para exemplificarmos o tema abordado pode-se ser comentado o filme "The Life of David Gale",desde sua trajetória no idealismo da sua luta contra a pena de morte até a própria sentença condenatória por estupro seguido de homicídio. Abordando questões polemicas que podem gerar conflituosos debates e também questões pessoais e filosóficas que geram a reflexões das pessoas.
A pena de morte por parte do Estado institucionaliza a pena de morte que já existe por parte dos bandidos.
O Estado, quando decide matar, toma para si um direito que nega aos seus cidadãos. Logo, a pena de morte é uma contradição por parte do Estado.
A pena de morte não tem como ser corrigida. Se depois que a sentença for dada e executada, novas provas surgirem comprovando inocência, não haverá como retroagir a sentença nem pagar a devida indenização pelo erro cometido.
Matematicamente, a pena de morte não diminui mortes, ela apenas as aumenta. A pena de morte mostra como o sistema prisional é incapaz de regenerar um indivíduo, jogando a responsabilidade que é do Estado a fim de punir o criminoso com a vida. Logo, a pena de morte nega ao criminosos a chance de se reintegrar na sociedade.
A pena de morte é, de diversas formas, contraditoria, uma vez que, o governo toma para si um direito que foi negado aos seus cidadãos. O de tirar uma vida pelas prórprias mãos, ou meios. Motivos banais, escolhas erradas, provas sem base fixa. Em alguns dos casos, até mesmo inocentes foram dados a