Plano Cartesiano
Os efeitos causados na formação social e política brasileira pela misturas de raças são essas diversidades de etnias (cor da pele) que apresentam o povo brasileiro e também podemos citar como efeitos os critérios morfológicos, como formato do nariz, dos lábios, do queixo, formato do crânio, ângulo facial, etc.
Temos uma identidade cultural forte, baseada em uma língua comum, na raça mestiça, com os imigrantes integrados, uma bela arte barroca, a abundância de comidas típicas, uma natureza tropical exuberante e uma linda música. Tudo causado por essa miscigenação de raças.
Como podemos compreender as relações sociais, culturais e políticas do Brasil, através da contribuição cultural dessas miscigenações?
Ao se considerar elementos culturais, psicológicos e intelectuais para classificar raças, criam-se uma hierarquia valorativa por meio da qual é possível estabelecer quem é “melhor” ou “pior”, “superior” ou “inferior” que outros.
Se alguns geneticistas consideram raça um conceito biologicamente ultrapassado, a sociedade deve romper com classificações criadas com o intuito de gerar hierarquias, responsáveis por justificar formas de dominação de um povo sobre outros e preconceito. As sociedades devem, portanto, respeitar-se, compreendendo que as diferenças entre os povos manifestam-se pela diversidade cultural e que cada indivíduo é único e como tal deve ser compreendido como mais um membro da espécie humana. Não devem ser discriminados por apresentar essas diferenças, afinal, todos somos frutos dessa miscigenação.
A miscigenação teve um aspecto positivo ou negativo na formação da identidade de nosso país?
A miscigenação teve um aspecto positivo na formação de identidade de nosso país, pois possibilitou essa diversidade de raças, culturas e etnias presentes em nosso território, cujo resultado promoveu uma grande riqueza cultural. Por esse motivo,