Plano Bresser
Curso de Administração
Áthilo Joseric
Fabrício Oliveira
Gilmara Melo
Júlio Cesar
Sheila Danielle
Marcus Vinicius
Talita Mirela
Tatiane Gonçalves
Plano Bresser.
Alagoinhas-BA
2013
Áthilo Joseric
Fabrício Oliveira
Gilmara Melo
Júlio Cesar
Sheila Danielle
Marcus Vinicius
Talita Mirela
Tatiane Gonçalves
Plano Bresser
Trabalho solicitado pela professora Amanda Cravo para os graduandos do quarto semestre do curso de administração, como forma de avaliação da segunda unidade.
"Dinheiro não cria sucesso, a liberdade para fazer dinheiro sim"
Nelson Mandela
1. INTRODUÇÃO
Em meio a crise do plano Cruzado (Elaborado no governo de José Sarney, em 1986), Carlos Bresser Pereira foi indicado para Ministro da Fazenda do Brasil em Abril de 1987. No dia 12 de junho do mesmo ano foi anunciado um novo plano de estabilização, responsável pelo segundo congelamento de preços: O Plano Bresser. Esse plano tinha como objetivo deter a aceleração inflacionária, promovendo um choque com a retirada do gatilho e a redução do déficit público através do congelamento de preços e redução do déficit público.
É inevitável falar do plano Bresser e não falar de o que causou a necessidade de sua instauração; de onde surgiram os problemas, e quando; além de todos os métodos citados acima. Para tanto, o presente trabalho irá apresentar o contexto histórico que a economia brasileira estava inserida durante 15 anos de guerra contra a inflação. Buscando, mais enfaticamente, o conhecimento a fundo a respeito Plano Bresser da economia brasileira.
2. CONTEXTO HISTÓRICO
Entre o período de 1979 e 1994, o Brasil apresentou uma constante batalha com a inflação. Essa Batalhafoi travada durante 15 anos e apresentou 12 planos com o objetivo de vencer esse inimigo aparentemente invencível: a inflação. Onde Moura (2007) lista em seu livro.
O primeiro plano se apresentou