Planilha
1) Segundo o texto, como a burocracia afeta o desempenho da empresa?
R:O texto relata que a burocracia é um efeito colateral de crescimento acelerado, a burocracia torna a empresa com estrutura lenta e inchada dificultando o controle e organização dos projetos por parte dos empresários. O crescimento acelerado não é percebido quando as condições econômicas são favoráveis mas quando a economia não está a favor pode se ter condições dramáticas.
2) Por que o Laboratório Fleury resolveu desacelerar a expansão para aumentar a rentabilidade?
R: foi motivado pelo sinal amarelo que se acendeu com os resultados no segundo trimestre de 2012 com queda de 31% no lucro líquido e aumento nos custos fixos.
3) Como as empresas resolvem problemas de estrutura e processos complicados?
R: Sabendo a hora certa de simplificar, ter princípios simples e inegociáveis, distribuir o poder pela empresa, gastar tempo com o que interessa, saber quando uma complexidade é uma vantagem e saber que ser simples não é ser simplista.
4) Explique a estratégia da Kroton Educacional de ampliar sua operação para manter o crescimento.
R: A kroton lançou 157 novos cursos nos últimos 18 meses e planeja construir 20 novos campi para manter o crescimento. Para evitar que isso vire problema, criou 13 comitês para gerir os projetos e atrelou o bônus dos executivos à sua execução. A margem cresceu em cinco anos.
5) Explique por que para Roberto Sutton, professor da Universidade de Stanford, a simplicidade nem sempre é vista como virtude nas organizações?
R: Ele relata que as corporações veem os executivos que falam sobre ideias novas e complexas são considerados mais articulados e inovadores. Mas ele reitera que isso é um perigo. Sem prioridades claras, ditas em linguagem acessível, cria-se o que Sutton chama de cultura movida aos “problemas da vez”. É o risco que trazem executivos com discurso complexo — e ação errática. A equipe rapidamente detecta a falta de foco do líder