planilha
7. Administração do Capital de Giro
7.1 Fluxo de Caixa
É um instrumento gerencial de planejamento.
Basicamente é definido como a relação existente entre as entradas e as saídas de recursos no futuro. É importante levar em consideração que se trata de uma ferramenta de administração financeira e que sua elaboração e resultados não implicam em lançamentos contábeis, porém a sua boa utilização pode sim refletir nos resultados da empresa.
A tomada ou a aplicação de recursos deve ser decidida com o maior tempo de antecedência possível, para que seja igualmente possível a melhor negociação e com isso obtenção dos melhores resultados. O fluxo de caixa é a forma de poder antecipar um resultado futuro e com isso tomar as melhores decisões na administração dos recursos da empresa.
Como tratamos das entradas e saídas de recursos toda a empresa está envolvida, pois a movimentação dos valores tem origem em departamentos e setores espalhados pela empresa. Por exemplo, no departamento comercial temos estimativas de vendas, política de preços e prazos, bem como as despesas necessárias para a obtenção destes resultados. Cada ponto ou fase necessária para a operação da empresa é responsável pela geração de despesas e receitas, isto é, entrada ou saída de dinheiro.
Administração Financeira I – Prof. Orlei Tomas Sausen
69
7.2 Previsão de Encaixe e Desencaixe
Baseado nas carteiras de títulos a receber e a pagar é gerado um relatório que dispõe por prazo (de acordo com a necessidade da empresa) os compromissos que a empresa tem,
contra os recebimentos
nos mesmos
períodos.
7.3 Fluxo de Caixa – Preventivo
Nenhum negócio pode ser administrado de forma instintiva. O seu dono ou gerente deverá procurar ter as informações necessárias para poder acompanhar o que foi planejado. Este cuidado não pode ser deixado “para lá”, para o dia em que se tenha um tempo livre.
As previsões de entradas e saídas de capital devem ser acompanhadas para evitar