Planilha de controle de custos e projeção de faturamento
Curso de Atualização
Serviços Farmacêuticos na Atenção Básica de Saúde
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
Erros de Prescrição em Unidade de Saúde Básica – Proposta para minimizá-los.
EQUIPE: Farmacêuticos da estratégia de saúde da família do rio de janeiro
Introdução: A prescrição médica é uma relação terapêutica importante entre o médico e o paciente, representando o produto da perspicácia diagnóstica e da capacidade terapêutica do médico, fornecendo instruções destinadas ao alívio ou à restauração da saúde do paciente (BENET, 1996). Adicionalmente, nos serviços públicos, há também a figura da prescrição de enfermagem, que visa dar resolutividade às necessidades da população e reduzir a sobrecarga dos médicos. Devido à relevância dessas prescrições, a sua confecção inadequada pode gerar resultados desastrosos como a dispensação incorreta de medicamentos, a não efetividade do tratamento e o aumento na demanda por atendimento da unidade de saúde, gerando, assim, um ônus a todo o sistema. Tendo por tema os erros de prescrição, o presente trabalho visa abordar suas causas e consequências e propor um plano de treinamento e educação continuada dos profissionais de saúde para mitigar seus efeitos e reduzir a sua ocorrência.
Definição do problema: Prescrições médicas e de enfermagem com erros na posologia, na nomenclatura, uso de abreviações, rasuras e letra ilegível, que acarretam dificuldades na dispensação de medicamentos, bem como riscos aos pacientes.
Objetivos: Minimizar os erros de prescrições médicas e de enfermagem, corroborando para um uso racional de medicamentos, com maior adesão ao tratamento e eficácia do mesmo e a redução dos custos do sistema de saúde, diretamente influenciado pelo problema descrito.
Projeto de Intervenção: Implementar um Programa de Educação Continuada para os profissionais