Planetario
Planetário (Projeto Móbile)
Nome:
2ª série B do Ensino Médio
Uma viagem intergaláctica
O céu é a inspiração e a criatividade é o limite. As possibilidades são infinitas. E é isso que o projeto móbile nós mostra, o quanto o universo é infinito e o tanto de mistérios que há nele á serem desvendado.
A apresentação começa mostrando o céu ao anoitecer, de um dia comum em uma cidade grande, um céu iluminado com poucas estrelas em razão da poluição e da alta luminosidade que vem das casas e prédios. Então nós vamos passando pela atmosfera, atravessando ela e é ai que ocorre a parte mais legal, chegamos ao universo, onde não há nada para ofuscar o brilho das estrelas. Todas as estrelas começam a entrar em movimento, pois no universo nada fica parado. Com o céu cheio de estrelas você realmente perde noção de espaço, proporcionando a sensação de que você está de verdade ao ar livre em um campo, afastado da cidade onde é possível ver o céu todo estrelado. Consegue-se ver também as constelações como a constelação de Orion e a mais famosa: o cruzeiro do sul.
Vimos uma breve explicação sobre a Lua e suas fases e eclipses, como estamos vendo nesse 4ª bimestre.
Então, passeando pelo universo estamos na via láctea, e chegamos ao nosso sistema solar. Começando pela ordem, primeiramente nos é apresentado o Sol, ela é a estrela central do sistema solar, tudo gira ao seu redor. O Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta. A distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros. A rotação aparente do Sol é de 28 dias.
Fomos para mercúrio, é menor planeta orbitando o Sol a cada 87,969 dias terrestres. É o mais próximo do sol, por isso o mais quente, por essa razão e por falta de outras coisas não é possível haver habitação nele. Mercúrio tem uma aparência similar à da Lua com crateras de impacto e planícies lisas, não possuindo satélites naturais nem uma atmosfera