PLANETA TERRA DE PÓLO A PÓLO
“PLANETA TERRA DE PÓLO A PÓLO”
Interações entre os organismos no filme “Planeta Terra de pólo a polo”.
O estudo dos seres vivos desmembrado de suas interações com o meio e com outros seres vivos não seria tão completo e não possibilitaria o estudo das interações ecológicas entre as espécies na incessante luta pela vida. Desta forma, pode-se compreender cada espécie somente em termos de sua contribuição para a dinâmica de todo o sistema. E o que pode-se prever das relações entre as espécies é que todos os organismos estão envolvidos nas interações consumidor- recurso.
O que se percebe no vídeo do início até o fim é a incansável luta pela sobrevivência dos organismos, desde o mais simples ao mais complexo. A predação é frequente, sendo observada em lobos predando renas, é importante ressaltar que estes predadores trabalham em equipe e tem técnicas que facilitam o afastamento dos indivíduos mais frágeis da população de renas. Este mesmo tipo de interação ( predação) é percebida entre o tubarão branco e as focas, e entre os cachorros selvagens e os empalas. O predador captura os indivíduos e os consome, os retirando da população de presas, atuando como controlador destas populações e ganhando nutrição para sustentar sua própria reprodução.
Há outros vários tipos de interação entre as espécies, um deles seria a competição sexual entre alces, o mais forte consegue conquistar a fêmea, e consequentemente alcança o sucesso reprodutivo, repassando suas características aos descendentes. O ato de conquistar a fêmea é muito evidenciado em aves, os machos assumem uma configuração de penas diferente das fêmeas, sendo mais robustos e coloridos para atrair sua parceira sexual, no entanto, nem sempre seus esforços são reconhecidos na tentativa da conquista matrimonial.
Outro aspecto importante e evidenciado é a dependência dos fatores extrínsecos do ambiente. Milhares de indivíduos migram na savana africana na difícil