PLANEJAMENTO
ANALISE DO PLANEJAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR
“UM OLHAR OBSERVANDO OS NÍVEIS PROPOSTO POR CHIAVENATTO”
INTRODUÇÃO
Em nosso cotidiano ou em praticamente tudo o que fazemos é determinado pela adoção de um projeto, seja ele de vida ou trabalho, e dentro da escola não poderia ser diferente, até mesmo porque trabalhamos com as diversidades de cada ser,tanto cultural como econômico. Nesse contexto a elaboração de projetos consiste em planejar algo com a finalidade de atingir resultados a curto, médio e longo prazo. A escola sempre preocupada em oportunizar uma educação de qualidade ao seus educandos, não deve esquivar-se de fazer uso desse meio, assim a educação também está inserida na metodologia de projetos.
Para que alcancemos resultados proveitosos no processo ensino - aprendizagem é de extrema necessidade o planejamento.
O ato de planejar requer pesquisar, ter conhecimento prévio do que se quer alcançar com o resultado do projeto, organizar material ora disponível para realização do mesmo, buscar visualizar o todo mesmo que em partes para assim poder concretizar uma ideia inicial.
Fundamentação Teórica Plano: é correto afirmar que um plano é aquela ideia inicial que temos em mente em como faremos para realizar determinada ação. Projeto ou Programa: é o ato de realizar etapa por etapa da ideia inicial para que este possa se concretizar em algo palpável de realização. Processo: ato de como executar o planejamento tendo como inicio, meio e fim. Planejamento: consiste na elaboração detalhada do projeto, verificando cada passo para que se alcance o resultado esperado na execução do projeto. Para Chiavenatto (2003), existem três níveis de planejamento independentemente da natureza ou tamanho da organização, que são: o operacional (ou técnico), o intermediário (ou tático) e o institucional (ou estratégico). O operacional corresponde ao nível da