planejamento
Atingir os objetivos desejados; Superar dificuldades; Controlar a improvisação. Diagnóstico e análise da realidade da escola: busca de informações reais e atualizadas que permitam identificar as dificuldades existentes e as causas que as originam, em relação aos resultados obtidos até então. Definição de objetivos e metas que compatibilizem a política e as diretrizes do sistema escolar com as intenções, expectativas e decisões da equipe da escola. 2-Determine quais são as características de um plano de ensino adequado, explicando cada uma delas.
Coerência e unidade- as atividades planejadas devem manter perfeita coesão entre si de modo que não se dispersem em distintas direções, de sua unidade e correlação dependerá o alcance dos objetivos propostos.
Continuidade e sequência- deve existir uma linha ininterrupta que integre gradualmente as distintas atividades desde a primeira até a última de modo que nada fique jogado ao acaso.
Flexibilidade- é outro pré-requisito importante que permite a inserção sobre a marcha de temas ocasionais, subtemas não previstos e questões que enriqueçam os conteúdos por desenvolver, bem como permitir alteração, de acordo com as necessidades ou interesses dos alunos.
Precisão e clareza- os enunciados devem ser claros, precisos, objetivos e sintaticamente impecáveis. As indicações não podem ser objetos de dupla interpretação, as sugestões devem ser inequívocas.
Objetividade e funcionalidade-consiste em levar em conta análise das condições da realidade, adequando o plano ao tempo aos recursos disponíveis e as características da clientela possibilidades, necessidades e interesses dos alunos.
6- O professor Claudiano Piletti diz que “no processo de planejamento procuramos responder as seguintes perguntas:
O que pretendo alcançar?
Estimular os alunos a respeitar os animais sem maltratar e conhecer melhor a importância de cada animal