Planejamento
AUTORA: ROSANA CASTEJON – rosanacastejon@uol.com.br
INTRODUÇÃO
O planejamento é uma ferramenta da administração e como tal o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas. Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre as raízes históricas do planejamento e sua importância administrativa para as empresas.
PALAVRAS CHAVES
Planejamento, Planejamento Estratégico, Estratégia, Objetivos Empresariais.
RAÍZES HISTÓRICAS DO PLANEJAMENTO
Atualmente, a turbulência por que passam as organizações é tão acentuada e tão acelerada que o ambiente organizacional é descrito como inconstante e, nesse ambiente, a grande função da estratégia é promover o equilíbrio entre a visão de futuro da organização e sua posição no presente. No contexto organizacional, a estratégia corresponde à capacidade de trabalhar, contínua e sistematicamente, ajustando a organização às condições ambientais em mutação, tendo em mente a visão de futuro e a perpetuidade organizacional
Têm-se que, através do planejamento, os gestores definem a tomada de decisões por meio de um processo analítico, concentrado em variáveis empresariais, econômicas e tecnológicas; enquanto a administração estratégica se preocupa com novos mercados, novos produtos e ou novas tecnologias, favorecendo o processo de ação empresarial.
Parafraseando DRUCKER (1998), pode-se dizer que o planejamento estratégico é a gestão por planos, enquanto a administração estratégica é a gestão por resultados. O planejamento estratégico se refere à escolha de coisas para fazer; enquanto, a administração estratégica diz respeito à escolha das atividades e das pessoas que as farão, formulando e implantando as estratégias e suas potencialidades.
Então, toma-se fundamental conhecer, a trajetória e as tendências do planejamento organizacional, em seu devido uso dos recursos e pessoas em função do cumprimento dos objetivos empresariais. As