Planejamento
Segundo CHIAVENATTO, planejamento é sem dúvida alguma uma das principais premissas da administração, pois sem planejamento objetivo algum seria concluído com eficiência e eficácia. Com a finalidade de olhar á frente, tentar entender o que acontecerá no futuro sempre estando atento ao ambiente geral e no ambiente de tarefa da organização, podendo então decidir e ter as atitudes necessárias para atingir suas metas.
Pode ser dividido em três subgrupos, que a seguir abordaremos.
Planejamento Estratégico: Planejado para longo prazo e idealizado no nível institucional;
Planejamento Tático: Planejado no nível intermediário da organização, feito por cada departamento e em médio prazo.
Planejamento Operacional: Planejado dentro de cada tarefa, e feito em curto prazo, lida com a rotina da empresa.
Para MAXIMIANO (2006), o planejamento estratégico seria elaborar a estratégia iria definir a relação entre a organização com o ambiente interno e externo, e também os objetivos da empresa e assim elaborando novas estratégias.
FISCHMANN E ALMEIDA (1991) acreditam que planejamento estratégico nada mais é que uma das tantas técnicas administrativas, e devido esta análise ambiental de uma empresa, obtém-se as oportunidades e desafios, conhecendo as partes fracas e fortes, daí tentando cumprir seus objetivos, desenhando o objetivo da direção e a reconhecendo as melhores situações e evitando os riscos.
Já o planejamento no nível tático a dificuldade está em manter um contato entre o nível estratégico e o operacional e segundo BATEMAN (1998) traduz os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos.
De acordo com OLIVEIRA (2006) o objetivo do planejamento tático é